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    NARA EAD UFRGS

    quinta-feira, janeiro 11, 2007

    ECS - Atividade 7


    Karl Marx. Alemão nascido em Trier. Estudou Direito mas se interessou mais pela história e filosofia. Tornou-se redator da Gazeta Renana, jornal de oposição fundado por burgueses radicais, conhecendo então os problemas econômicos e o socialismo francês. Casou-se com Jenny von Westphalen, mudou-se para Paris (1843-1845) e depois em Bruxelas (1845/1848) onde esteve intensa atividade política. Uniu-se a Engels, fundou a Sociedade dos Operários Alemães de Bruxelas e com Engels, estabelece uma verdadeira rede de correspondência comunista. Os dois escrevem, o Manifesto do Partido Comunista (1848). Neste mesmo ano, Marx é expulso da Bélgica, quando a Revolução explode. Fixou-se em colônia, onde lançou a Nova Gazeta Renana, para qual escreveu numerosos artigos em favor dos operários (Trabalho assalariado e capital). Expulso da Alemanha e depois da França foi para Londres, onde viveu com muita dificuldade, mesmo contando com ajuda de seu amigo, Engels, auxiliando este, com a redação de Anti-Durging (1878), vindo a falecer em 1883 em Londres.

    Friedrich Engels. Alemão, nasceu em Barmen. Estudou filosofia, participou de reuniões dos hegelianos de esquerda. Trabalho na fábrica de seu pai. Lá fez uma pesquisa sobre os efeitos do capitalismo sobre o operário ingl~es. Conheceu Marx, em Paris. Juntos participaram do Congresso da Liga dos Justos, que se transformou na Liga dos Comunistas. Logo após, Engels tomou parte da insurreição alemã, cuja derrota iniciou em Revolução e contra-revolução na Alemanha (1851-1852). Auxiliou Marx e sua família que, vivia em londres quase na miséria. Vendeu as ações da firma que dirigia , instalando-se em Londres para se dedicar exclusivamente à luta revolucionária. Contribui para a formação dos partidos socialistas francês e alemão. Morreu em Londres em 1895.


    Marx e Engels são dois seres à frente de seu tempo, eles debateram com a burguesia e defendem a luta de classes e o ensino obrigatório gratuito.
    Segundo eles, o fim da opressão e a tomada de consciência dos indivíduos só são possíveis com a emancipação em todos os níveis, inclusive de consciência.
    A contribuição do Marxismo para educação tem de ser considerada em dois níveis: o do esclarecimento e da compreensão da totalidade social, de que a educação é parte, incluindo as relações de determinação e influência que ela recebe da estrutura econômica, e o especifico das discussões de temas e problemas educacionais. Nenhum pensador influenciou tão profundamente as ciências sociais contemporâneas como Marx. Devemos mudar a educação para alterar a sociedade, ou a transformação social é a primeira condição para transformação educativa?
    Marx afirmou que uma dificuldade peculiar liga-se a esta questão. Para Marx a transformação educativa deverá ocorrer paralela à revolução social. Para o desenvolvimento total do homem e a mudança das relações sociais, a educação deveria acompanhar e acelerar esse movimento, mas não de encarregar-se exclusivamente de desencadeá-lo, nem de fazer-lo triunfar.

    posted by Nara Sarmento @ 11:38 PM

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    Nome: Nara Sarmento
    Local: Gravataí, Rio Grande do Sul, Brazil

    Olá!Eu sou a Nara,professora Municipal a 30 anos atualmente leciono para uma turma de 1ºsérie. Estou enfrentando mais um desafio que é cursar pedagogia a distância sei que não vai ser fácil, mas como nada na vida é muito fácil estou ai.Já pude observar que teremos muito apoio dos professores e dos tutores e assim poderemos seguir em frente. Conto com a ajuda de todos inclusive dos colegas!

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