Links

  • Google Notícias
  • (function() { (function(){function b(g){this.t={};this.tick=function(h,m,f){var n=f!=void 0?f:(new Date).getTime();this.t[h]=[n,m];if(f==void 0)try{window.console.timeStamp("CSI/"+h)}catch(q){}};this.getStartTickTime=function(){return this.t.start[0]};this.tick("start",null,g)}var a;if(window.performance)var e=(a=window.performance.timing)&&a.responseStart;var p=e>0?new b(e):new b;window.jstiming={Timer:b,load:p};if(a){var c=a.navigationStart;c>0&&e>=c&&(window.jstiming.srt=e-c)}if(a){var d=window.jstiming.load; c>0&&e>=c&&(d.tick("_wtsrt",void 0,c),d.tick("wtsrt_","_wtsrt",e),d.tick("tbsd_","wtsrt_"))}try{a=null,window.chrome&&window.chrome.csi&&(a=Math.floor(window.chrome.csi().pageT),d&&c>0&&(d.tick("_tbnd",void 0,window.chrome.csi().startE),d.tick("tbnd_","_tbnd",c))),a==null&&window.gtbExternal&&(a=window.gtbExternal.pageT()),a==null&&window.external&&(a=window.external.pageT,d&&c>0&&(d.tick("_tbnd",void 0,window.external.startE),d.tick("tbnd_","_tbnd",c))),a&&(window.jstiming.pt=a)}catch(g){}})();window.tickAboveFold=function(b){var a=0;if(b.offsetParent){do a+=b.offsetTop;while(b=b.offsetParent)}b=a;b<=750&&window.jstiming.load.tick("aft")};var k=!1;function l(){k||(k=!0,window.jstiming.load.tick("firstScrollTime"))}window.addEventListener?window.addEventListener("scroll",l,!1):window.attachEvent("onscroll",l); })();

    NARA EAD UFRGS

    domingo, outubro 29, 2006



    ECS 5 – Max Weber I
    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
    ALUNA: Nara Regina Goulart Sarmento
    PROFESSORA: Silvana
    PÓLO: Gravataí

    Conheçam um pouco da vida e obras de Max Weber

    http://www.biografiasyvidas.com/biografia/w/weber_max.htm


    Como a concepção de Max Weber nos permite entender/compreender o mundo?

    Lendo o texto de Max Weber fica claro de que a forma de dominação pode ocorrer de três formas de submissão: por interesse por costume ou por afeto e por isso ele as denominou-as de denominação legal, denominação carismática, e denominação tradicional.
    A denominação legal é aquela pela qual qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. Cria-se então uma associação dominante eleita e dominada e todas suas partes são empresas, o quadro administrativo consiste em funcionários nomeados pelo senhor e os subordinados são membros da associação (cidadãos camaradas) e este deve obedecer a regra estatuída que estabelece ao mesmo tempo a quem e em quem medida se deve obedecer. O dever da obediência está graduado na hierarquia de cargos, com a subordinação dos inferiores aos superiores. E sua base é a disciplina do serviço.
    Dominação tradicional – seu tipo mais puro é o patriarcal, seu próprio nome já diz quem manda é o senhor e quem obedece são os súditos. A associação dominante é o de caráter comunitária. No quadro administrativo as coisas ocorrem da mesma forma. Ele consta de dependentes pessoais do senhor (familiares ou funcionários domésticos) parentes, amigos pessoais... Falta aqui o conceito burocrático de competência. E neste caso denominam as relações do quadro administrativo não o dever ou a disciplina objetivamente ligados ao cargo,mas a fidelidade pessoal do servidor.
    Dominação carismática em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma). Seus tipos mais puros são a dominação do profeta, do herói, do guerreiro e do grande demagogo. Neste tipo de denominação quem manda é o líder e quem obedece é o apóstolo. Sua obediência é exclusivamente a pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional e isso enquanto subsiste o carisma. O quando admistrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoal, e não devido a sua qualificação pessoal. Sem dúvida, a autoridade carismática é uma das grandes forças revolucionárias da história porém em sua forma totalmente pura tem caráter eminentemente autoritário e dominador


    Weber II - Ser/Estar
    Poder/hierarquia


    Uma das situações vividas diz respeito a “democracia”, que nos dá em entendimento de que temos direito a vez e voz, que somos livres para nos expressarmos, de ir e vir. Mas na realidade o que vemos muitas vezes é o poder da “indução” pessoas que detém o poder, no caso específico na escola, induzem as pessoas a aceitar passivamente aquilo que lhe é imposto, ou seja nas decisões que precisam ser tomadas e que são chamadas de construção coletiva. Outra situação clara de dominação diz respeito as reuniões e cursos de formação que todos nós participamos. Querem mudança, transformações, dão exemplos, sugestões, mas a forma como isso acontece é pura imposição, pois vem sempre através de uma convocação e não convite. Acho válido os cursos, não estou criticando, mas a forma como acontecem você vê a maioria reclamando, vão porque são obrigados não porque realmente acham que é preciso. Vivemos os três tipos de dominação diariamente em todos os ambientes, sociedade, trabalho, escola, família. Precisamos respeitar, mas devemos ter muito claro quanto aos nossos direitos, devemos saber até que ponto estamos cumprindo o nosso papel, ou estamos deixando o outro se sobrepor devido a sua posição. Somos cidadãos e temos os mesmos direitos.

    posted by Nara Sarmento @ 6:44 PM

    0 Comments:

    Postar um comentário

    << Home

    Quem sou eu

    Minha foto
    Nome: Nara Sarmento
    Local: Gravataí, Rio Grande do Sul, Brazil

    Olá!Eu sou a Nara,professora Municipal a 30 anos atualmente leciono para uma turma de 1ºsérie. Estou enfrentando mais um desafio que é cursar pedagogia a distância sei que não vai ser fácil, mas como nada na vida é muito fácil estou ai.Já pude observar que teremos muito apoio dos professores e dos tutores e assim poderemos seguir em frente. Conto com a ajuda de todos inclusive dos colegas!

    Ver meu perfil completo

    Previous Posts

    • ECS8
    • Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
    • Escola, Cultura e Sociedade - Atividade 3
    • Minha História
    • Dificuldades da Atividade 1!
    • Dêem uma olhada no link que encontrei!!!
    • incluir foto

    Powered by Blogger

     

    ,