Escola, Cultura e Sociedade - Atividade 3
1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
O conceito de educação de Stuart Mill abrange fatos independentes que influenciam o homem e ainda a ação das pessoas de uma mesma geração, uns sobre os outros. Durkheim acredita que a influência dos adultos sobre as crianças e adolescentes, seja a que convém reservar o nome de educação.
2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem.
Tocamos aqui no ponto fraco em que incorrem as definições apontadas. Elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir. Mas, se antes de o fazer, ele considera história, não encontraria nada em que apoiasse tal hipótese. A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio. Nas cidades gregas e latinas, a educação conduzia o indivíduo a subordinar-se cegamente à coletividade, a tornar-se uma coisa da sociedade. Hoje, esforça-se em fazer dele personalidade autônoma.
3-O que é preciso de acordo com Durkheim, para definir a educação?
Para definir a educação, será preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.
4-De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto do vista intelectual, quanto físico e moral?
No decorrer da História, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos. Resulta desses fatos que cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral; que esse ideal é, até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos; que a partir desse ponto ele se diferencia, porém, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade. Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança:
1º) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;
2º) 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
5-Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança?
Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros.Certos estados físicos e mentais que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensável a todos que o formam.A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular é que determinam este ideal a ser realizado.
6-A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Da definição do parágrafo precedente, conclui-se que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres: o individual e o social.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Para que o legado de cada geração possa ser conservado e acrescido, será preciso que exista uma entidade moral duraque ligue uma geração à outra: a sociedade. Por isso mesmo, o suposto antagonismo, muitas vezes admitido, entre indivíduos e sociedade, não corresponde a coisa alguma no terreno dos fatos. Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.


1 Comments:
oi Nara como fizeste estes charm1s no teu blog, e dizias não saber nada em!!!!! ficou tri essas letras q não são letras.
Postar um comentário
<< Home